Criada para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados em todas as esferas da sociedade, a Comissão da Mulher OAB/TO acompanha os casos em que há desrespeito, físico ou moral, contra a mulher no Estado. No entanto, a representante da comissão, a advogada Pâmela Inês de Lima, orienta que as vítimas devem procurar a instância quando se sentirem agredidas ou prejudicas. Seja isso no ambiente de trabalho, na rua ou no lar.

“Atuamos por provocação. Então para que determinada questão tenha o olhar da comissão precisamos que a ofendida apresente a questão através do nosso e-mail mulher@oabto.org.br, sendo importante divulgar também que o número nacional para denuncias de violência contra a mulher é o 180, cuja ligação é gratuita”, informa.

Segundo a advogada, a comissão também trabalha preventivamente, com ações voltadas ao empoderamento da mulher, para que ela se sinta segura em relação às suas escolhas. “Seja a de enfrentar o mercado de trabalho ou de cuidar somente do lar e dos filhos. A intenção é conscientizar as mulheres de que podem ser o que elas quiserem e que suas escolhas devem ser respeitadas”, complementa.