Das 515 escolas estaduais do Tocantins, cerca de 400 não tiveram o ano letivo afetado pela greve dos servidores da educação, que aconteceu de agosto a novembro deste ano, onde 69 dias letivos precisariam ser repostos. Sendo assim, a matrícula desses alunos para o ano de 2017 começou ontem e vai até o dia 6 de janeiro.

Conforme anunciou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, ontem durante uma coletiva de imprensa, haverá mudanças para a Educação no próximo ano. Entre elas, o aluno da rede estadual de ensino terá preferência, no caso de transferência, de estudar em uma escola próxima à sua casa ou mais próxima da escola que já estudava. Outra mudança informada pela secretária foi a diminuição de alunos em classe, reivindicação antiga dos professores.

Nas turmas do 1º ao 3º ano, as turmas tinham 30 alunos e passarão a ter 25. No 4º e 5º anos eram turmas de 35 alunos, que passarão a ter 30. E, por fim, do 6º ao 9º ano eram permitidas turmas de 38 alunos, e o máximo chegará a 35 em 2017. “Muitas foram as ações planejadas para realmente oferecer melhores condições de trabalho aos professores e também oferecer melhores condições aos alunos”, comentou a secretária, ressaltando que estarão disponíveis 180 mil vagas em 2017. Outra novidade ja anunciada é a diminuição do tempo de aulas, que passará de 60 para 50 minutos, que conforme informou a Seduc, a mudança deve comportar na grade curricular a nova carga horária que inclui outras disciplinas e aumenta o número de aulas como português e matemática.