O 30º Ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) foi lançado durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, 1, no plenário do órgão. Na ocasião, o presidente do TJ-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, que está em seu segundo ano de gestão, ressaltou os índices positivos do Judiciário tocantinense, destacando o Selo Pacto pela Produtividade.

Segundo o TJ-TO, em 2017 mais de 117 mil processos foram julgados, superando a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O balanço é mais positivo quando se leva em consideração o número de novos processos distribuídos: a demanda aumentou em 12% no último ano, com 116.960 novas ações em 2017”, contabiliza o órgão.

Durante o discurso, o presidente Lamounier ressaltou os investimentos na renovação e ampliação da infraestrutura física do Poder Judiciário. Ao todo, 13 obras foram concluídas, entre reformas e ampliações de fóruns, tribunais do Júri e adequações no prédio do Tribunal de Justiça. Outras 27 obras estão em andamento ou previstas para 2018.

Lamounier também frisou as melhorias no Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc/TJTO), na gestão de débitos processuais, além do trabalho desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Presenças

Prestigiaram a sessão solene a vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lelis; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse; o procurador geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Manuel Pires; o defensor público Geral, Murilo Costa Machado; o procurador-geral de Palmas, Públio Borges; o secretário geral da OAB/TO, Célio Henrique Magalhães Rocha; e o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins, juiz Manuel Faria.