O cirurgião de cabeça e pescoço Juliano Borges Mano orienta que o câncer de pele incide preferencialmente na idade adulta, sendo que quanto mais avançada a idade, maior é o tempo de exposição solar daquela pele.Também conforme o médico, o câncer de pele é um mal que atinge homens com mais frequência do que mulheres.

Ele diz que pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de sofrer da doença, assim como aquelas que têm albinismo ou sardas pelo corpo. “Uma pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol também corre mais risco. Aqueles que têm muitas pintas espalhadas pelo corpo devem ficar atentos a qualquer mudança, como alterações na cor e formato desses sinais. Outro público que deve ficar em alerta para a doença são as pessoas com pintas ou manchas de tamanhos grandes”.

O médico destaca que o câncer de pele é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. “Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso”, comenta

Histórico pessoal

Por último, o cirurgião informa que pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o tumor. “Caso a pessoa já tenha sido tratada para um determinado tipo de câncer de pele e ele retorna, o processo é chamado de recidiva”.