Cerca de 15 detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas tentaram fugir da unidade na noite de desta segunda-feira, 29. Os presos teriam explodido algum tipo de artefato no Pavilhão A, porém a fuga foi frustrada por policiais militares e agentes penitenciários, conforme informou o governo do Estado.

De acordo com relatos de agentes, tiros foram disparados para conter a movimentação, mas ninguém ficou ferido. Eles também teriam serrado celas do pavilhão na tentativa de escapar. A situação já foi normalizada e os presos foram colocados nas suas respectivas celas. Pessoas que moram próximas à unidade prisional relataram que a energia da região teria acabado e que ouviram explosões que poderiam ter ocorrido no local, mas não souberam precisar se eram tiros.

No último dia 19, uma briga interna resultou na morte de um detento no mesmo pavilhão onde ocorreu a tentativa de fuga de ontem. Com a ação, as visitas foram suspensas no dia seguinte, conforme informou a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen).

Na época a Seciju ressaltou que abrirá Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar causas e circunstância da morte e agressão.

A última fuga em massa na unidade foi registrada no dia 5 de novembro de 2017, quando oito presos arrancaram o vaso sanitário de uma cela e usaram explosivos para detonar o muro que dá acesso ao terreno vizinho. Quatro deles foram recapturados e os outros quatro continuam foragidos. Na época, cerca de dez presos foram reconduzidos às celas ainda dentro da unidade.