Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deram início ao ciclo migratório dos estudantes brasileiros neste início de ano. Usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos puderam escolher cursos em universidades de todas as partes do País. Enquanto uns chegam ao Tocantins, outros deixam o conforto de casa em busca do curso superior ideal. Entre idas e vindas, jovens ouvidos relatam como encararam o desafio de morar em outra cidade.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), mais da metade - 53% - dos 3.350 candidatos aprovados na primeira chamada regular do Sisu são da região Norte do País, sendo o Tocantins o estado com maior número de representantes na lista. Segundo divulgado pela universidade, nesta edição a UFT teve aprovados de 25 estados e do Distrito Federal. Somente o Acre não teve aprovados.

Miranda Gabriela Nunes Davida, 27 anos, é do Estado do Pernambuco e ingressou na UFT neste ano. Ela conta que sempre quis fazer Nutrição. Na universidade federal do seu estado também há oferta da graduação, mas, segundo ela, sua nota não era suficiente para garantir a entrada, então optou pelo Tocantins, principalmente, onde já possui colegas estudando.

Já na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o número de tocantinenses inscritos às 144 vagas ofertadas foi maior, 56,1%. Sobre a faixa etária desses candidatos, a maioria, 60%, têm entre 18 e 24 anos. Do total, 60% são mulheres.

Por sua vez, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) ofertou 495 vagas pelo Sisu, o que significou 51% da oferta total para 2017/1. Da chamada regular, 164 candidatos efetuaram a inscrição. E assim como as outras instituições, a maioria dos estudantes que entraram via Sisu é formada por tocantinenses.

Hoje, a UFT adota o Sisu como modalidade única de ingresso, aposentando o tradicional vestibular. Já a Unitins disponibilizou 30% das vagas para serem preenchidas com base nas notas do Enem. As demais vagas foram ocupadas pelos estudantes aprovados no processo de seleção própria.

Amanhã, conforme o Ministério da Educação (MEC), serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula.