O tema sobre a captação de água nos rios que formam a Bacia do Rio Formoso tem ganhado destaque nos últimos meses devido a grave situação dos leitos dos rios. Com níveis bem abaixo do normal, sobretudo nesta época do ano, devido a captação de água para fins agrícolas na região, o tema chamou a atenção de especialistas, de órgãos de controle ambiental e principalmente do Ministério Público Estadual (MPE) que impetrou uma ação solicitando a imediata suspensão das atividades na bacia.

A ação foi acatada parcialmente pela Justiça de Cristalândia, que manteve a captação nos rios Urubu e Formoso, mas suspendeu nos rios Dueré e Xavante. O assunto foi tema de pelo menos seis audiências públicas envolvendo produtores, comunidades ribeirinhas, especialistas e o MPE. A ideia é buscar uma solução sustentável para a atividade agrícola e o uso da bacia na região, segundo pontuou o juiz Wellington Magalhães, titular da comarca de Cristalândia.

Especialistas ouvidos pelo Jornal do Tocantins sobre o assunto também compartilham da mesma opinião. No entanto, vistorias do Ibama e do próprio Naturatins mostram a gravidade dos rios.