Ramis Tetu

Ramis Tetu
ramis.tetu@gmail.com
Jornal do Tocantins - Sustentabilidade
A força da estética e da lógica da natureza

As invenções naturais são fantásticas e uma nova era ecoindustrial está em ebulição a partir da biomimética, puro benchmarking – “processo de busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior”, tendo como base seres, sistemas e processos diversos da mãe natureza, com engenharia de ponta e soluções disruptivas, testadas e aprovadas em mais de 3 bilhões de anos de experiência. Todas as ciências e ramos de atividades estão usando esta sabedoria natural. Isto facilita a preservação do planeta e a evolução da nossa espécie na direção do “sapiens”. Um processo lindo de se entender, vivenciar e participar.

Princípios

A natureza trabalha com inteligência funcional e princípios sustentáveis: em cooperação; com diversidade e multifuncionalidade; à luz do sol; sem desperdício; usa apenas o que necessita; recicla tudo; adapta a forma à função; e exige habilidades e conhecimentos precisos.

Urbanos

Arquitetos e engenheiros também estão pensando as cidades e suas estruturas a partir dos princípios da biomimética, que se comunicam com a bioarquitetura. Assim, por exemplo, obras estaiadas se baseiam na arquitetura da coluna vertebral; e o resfriamento passivo de prédios, na estrutura dos cupinzeiros.

Árvores

As árvores possuem vários mecanismos ativos de compensação de suas estruturas: busca do centro de gravidade, reforço estrutural de partes injuriadas, flexibilidade, perda de folhas quando da falta de água, etc. É de deixar cinza de inveja qualquer estrutura de concreto e seus engenheiros.

QI social

Governança, armazenagem e processamento de informações, habilidades individuais e coletivas: pessoas e instituições também podem aprender com a inteligência social e senso estratégico de insetos, aves, peixes e mamíferos, plantas e microorganismos. É a sabedoria da natureza fazendo coaching pessoal e corporativo.

Inspiração

A biomimética é extremamente eficaz para resolver problemas industriais, de design, moda, sistemas, engenharia, arquitetura e urbanismo, economia, medicina, química, física e biologia... As soluções naturais se aplicam a questões práticas de aderência, carga, aerodinâmica, hidrodinâmica, deslizamento, estrutura, fixação, localização, ambiência, movimento, planagem, textura, união... Quer resolver bem? Pense como a natureza.

Exemplos antigos

São muitos os exemplos de invenções da humanidade surgidos da observação dos modelos naturais em situações correlatas: o sonar e o golfinho; a aviação e os pássaros, entre outros. E de gênios que fizeram uso desta sabedoria: Da Vinci, Einstein, Gaudi...

... e modernos

Hoje eles são centenas: velcro e carrapicho; turbinas de hidrelétricas e caracol; trem bala e bico do martim pescador; carro Bionic da Mercedes e peixe cofre; macacão da Speedo e pele de tubarão; estruturas construtivas e teias de aranhas e colmeias; propulsão náutica e da medusa; estruturas e locomoção robótica e insetos.

Leia o livro “Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza”, de Janine M. Benyus. Conheça as centenas de casos de aplicações práticas em asknature.org e Biomimicry Network. Use-as para inspirar e educar crianças e adultos.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários