Ramis Tetu

Ramis Tetu
ramis.tetu@gmail.com
Jornal do Tocantins - Sustentabilidade
Reflita: aonde você está na trilha?

Fim de ano é uma ótima época para praticarmos sustentabilidade a partir de nós mesmos, no equilíbrio corpo, mente, emoções e espírito. Afinal, “se você quer melhorar ou salvar o mundo, comece por você mesmo”. A base para tanto é a reflexão: de seu posicionamento na vida em relação a si mesmo, aos outros, ao planeta “nossa casa”; de sua escala de valores, aonde tudo isto está te levando. Momento para distanciar-se da roda viva e perceber o que está acontecendo de verdade no mundo, no Brasil, na sua cidade, organização, família e em especial dentro de você. As respostas irão determinar o seu e o nosso futuro.

Balanço

Faça desta pausa um momento para avaliar a sua vida como se fosse o último dia, como se estivesse a escrever seu epitáfio, na frente do espelho, sem máscaras, só. Na trilha da vida, o que você anda carregando em sua mochila? Fardos ou riquezas? Ilusões ou sabedoria? Quais valores, atitudes, emoções o movem? O que você é e faz com o seu poder, querer e dever?

Férias úteis

Para além dos roteiros turísticos, você pode tornar seu passeio um forte processo de crescimento pessoal, com a sabedoria de Mário Quintana: “viajar é trocar a roupa da alma”. Roteiro proposto: conhecer a verdadeira cultura e identidade do local visitado; aproximar-se da natureza e nela renovar-se de muitas maneiras; viajar também com bons livros e ótimas conversas; explorar e encontrar o universo de dentro de si mesmo.

Resoluções

Você pode fazer resoluções de fim de ano como um modismo ou pela inércia de ir na onda – e não cumprí-las como sempre. Ou usar esta oportunidade para mudar sua vida na direção e ritmo que você precisa, em termos pessoais, profissionais e de cidadania. O que vai ser?

Siga os passos propostos por Paul Dinsmore na edição 54 da revista Você S/A, para criar seu projeto de vida. Use também SWOT / FOFA e 5Ws e 2Hs. Leia a biografia dos homens que fizeram e fazem o mundo e o Brasil melhor.

Consumismo

Consumir é uma doença que na escala pessoal encontra semelhanças nas outras dependências, químicas e psicológicas: insatisfação continuada e crescente, sérios danos provocados, etc. E na escala planetária, torna-se a maior causa de degradação ambiental do planeta, junto com o aumento da população. Cura? Equilíbrio pessoal, consumo moderado e consciente. Necessidades, não caprichos.

Presentes

Não é o custo do presente em dinheiro que lhe dá valor verdadeiro, mas o seu significado pessoal. Então distribua os presentes mais caros aos seus: sorrisos, presença, companhia, amor, reconhecimento, perdão, compaixão, alegria, paz, pertencimento, amizade ...

“Sully”

Aproveite o recesso e não perca este filme edificante do diretor Clint Eastwood, baseado na história real do pouso forçado de um Airbus A-320 no Rio Hudson, em Nova Iorque, em 2009, e do seu piloto (interpretado por Tom Hanks). Ele nos traz 2 grandes lições, entre outras: as pessoas – e seus sistemas de valores, fazem a diferença nas mais diversas situações, muito mais e acima de normas e tecnologias; os verdadeiros líderes se preocupam com as pessoas sob sua responsabilidade, em qualquer situação, até o fim, custe o que custar.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários