A situação dos pacientes internados no HGP foi documentada pelo fotógrafo Fernando Amazônia. Ele contou que teve a ideia depois de precisar socorrer o adolescente Leoncio Luiz, 17 anos, que quebrou o pé e precisou ser levado nas costas pelos corredores do hospital por Fernando devido à falta de maca e cadeira de rodas na unidade. De acordo com o fotógrafo, no decorrer do caminho, dentro do prédio, ele foi observando a “situação degradante em que estão vivendo os pacientes no HGP”.

Luiz fraturou o pé durante um jogo de futebol e imediatamente foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Capital, sendo encaminhado posteriormente para o pronto-socorro, onde ficou durante quatro dias dormindo em uma cadeira, segundo relatou. Sem resolver o problema, apenas com o pé enfaixado, o rapaz foi levado para o HGP, onde está há mais de 15 dias entre corredores e enfermarias. Até agora sua cirurgia não foi feita e não tem previsão de data

“Quanto mais tempo eu passo aqui no hospital, mais meu pé vai colando do jeito errado e quando for para a sala de cirurgia vão quebrar novamente e eu não quero ter que passar por isso de novo; se fizessem logo a cirurgia, eu poderia ir para casa e voltar para escola sem ser tão prejudicado. Não consigo andar e não estou indo na escola, perdendo conteúdo. Quanto mais espero, mas demora a minha cura e posso ficar com sequelas”, desespera-se o jovem. “