Sobre as reclamações feitas por parte de pacientes e familiares quanto às condições de atendimento e estrutura do hospital, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que está finalizando processo licitatório para contratação de empresas interessadas em assumir os serviços de lavanderia e limpeza dos hospitais estaduais, e que enquanto isso os enxovais estão sendo higienizados conforme preconizam as normas sanitárias na própria unidade hospitalar, e que novas peças estão sendo adquiridas para ampliação da oferta de rouparia.

A pasta esclarece ainda que os serviços de rouparia do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), cujas máquinas de lavagem e secagem passaram por manutenção corretiva na última semana, já voltaram a operar normalmente.

Partos

Sobre a queixa de demora na realização de partos, a secretaria declarou que a maternidade mantém o título de Hospital Amigo da Criança desde 2003, por estimular a prática do parto normal sempre que possível e clinicamente viável à paciente e ao bebê. O método, por ser natural, pode levar horas, especialmente, quando mães de primeiro parto buscam atendimento e são acolhidas ainda nos primeiros sinais de início do trabalho de parto. A pasta ainda ressaltou que todos os profissionais que atuam na maternidade são orientados a oferecer atendimento humanizado, a exemplo da instituição do Comitê pelo Parto Humanizado e da Lei do Acompanhante. Quaisquer queixas relativas ao atendimento dentro de qualquer unidade do Estado podem ser direcionadas à Ouvidoria da Saúde, pelo 0800-642-7200.