Após problemas recorrentes com o oferecimento de rouparia nos hospitais do Estado, uma empresa licitada pela Secretaria de Saúde (Sesau) está fornecendo lotes de tecido e apresentou um cronograma a para cumprimento integral do contrato nos próximos dias. Com isso, há enxoval suficiente para atendimento à rotina diária dos hospitais do Estado, possibilitando que os atendimentos e procedimentos sejam realizados normalmente.

A empresa foi licitada no final do ano passado e, segundo a Sesau, são 18 hospitais do Estado, incluindo o Hospital Geral de Palmas (HGP), que estão sendo atendidos regularmente. Conforme a pasta, a implantação técnica do serviço ainda é gradativa, entretanto, a regularização total dos enxovais ocorrerá em breve. O serviço passou a funcionar após a Defensoria Pública (DPE) entrar na Justiça com uma pedindo bloqueio de verbas do Estado para a aquisição de rouparia para os hospitais estaduais.

A DPE esteve no HGP na última segunda-feira e constatou que houve uma melhoria no fornecimento dos tecidos na unidade hospitalar e os serviços estão sendo regularizados.

Histórico

Segundo a DPE, o problema da falta de rouparia no Hospital Geral de Palmas foi identificado durante uma vistoria do Núcleo Especialização de Defesa da Saúde (Nusa) da DPE ainda no início do mês de março de 2017. O núcleo identificou que a falta da rouparia prejudicava a realização de cirurgias, como de pacientes da ortopedia e até da sala vermelha.

Em maio de 2017 a DPE fez uma recomendação para que a Sesau regularizasse o fornecimento de tecidos em todos os hospitais públicos do Estado.

Em outubro do ano passado o Nusa e a 30ª Defensoria Pública de Saúde da Capital entrou na Justiça com uma Ação Civil Condenatória (ACP), em caráter de urgência, pedindo bloqueio de verbas públicas do governo do Estado para a aquisição de itens de rouparia para os hospitais da rede estadual. A Sesau teve um prazo de sete dias para regularizar a situação e passar a fornecer os lençóis e outros itens de rouparia para todos os setores dos hospitais públicos no Tocantins.