Moradores do povoado do povoado Distrito de Dorilândia, pertencente ao município de Sandolância, distante 453 km de Palmas, vivem um drama há meses: o abastecimento irregular de água. E a situação ficou mais crítica nesta semana quando a falta de água atingiu todas as famílias dessa localidade. “Somos cerca de 250 pessoas afetadas e que precisam recorrer à água de córrego e poços para as atividades diárias”, reclama o estudante Ronival Lima.

Segundo ele há mais de dois meses o abastecimento é falho e inicialmente as casas que ficam na parte mais alta do distrito foram afetadas. “Agora a água acabou para todos”, informa.

Lima informou ainda que o problema seria causado pela falha no funcionamento da bomba de água da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento na região. “Profissionais já estiveram aqui por diversas vezes e constaram qual é o problema, mas não chegam com a solução e somos penalizados com essa demora. Inclusive já acionamos órgãos de fiscalização para cobrar do governo uma resposta para nosso problema”, relata.

O morador do Distrito informa também que um grupo está buscando auxílio junto à Justiça para que não ocorra o pagamento das tarifas relacionadas ao abastecimento.

A assessoria de comunicação da ATS foi procurada pela reportagem do Jornal do Tocantins para comentar o caso e aguarda o posicionamento do órgão.