Equipamentos para montagem de oito fábricas de concreto e três de panificação em 11 prisões serão instalados em 2018. Para atuar nestas fábricas, 600 presos devem ser treinados.

A informação confirmada pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju) nesta segunda-feira, 4, é de que os equipamentos serão postos em funcionamento assim que forem concluídos os treinamentos oferecidos aos reeducandos.

Em Dianópolis, foi realizada a entrega de equipamentos como máquina manual, triturador de blocos, betoneiras, kit de formas, entre outros na última sexta-feira, 1º, para instalação da fábrica de concreto.

Nas outras unidades, os equipamentos também estão sendo instalados gradualmente. Sobre às fábricas de panificação, todas já estão instaladas e os reeducandos finalizarão o curso de panificação até o início de 2018.

Instalação

Segundo a pasta, serão instaladas fábricas de concreto nas Casas de Prisão Provisórias (CPP) de Palmas, de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis, Gurupi, Araguaína, no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, e no Presídio Barra da Grota, também em Araguaína. Já as fábricas de panificação funcionarão nos três maiores presídios do Estado (CPP de Palmas, Presídio de Cariri do Tocantins e Presídio Barra da Grota).

Os equipamentos são, segundo o governo, fruto de convênio do Estado com o Ministério da Justiça para Implantação de Oficinas de Capacitação Permanente para formação, qualificação e empregabilidade das pessoas privadas de liberdade. Confira cenário em números  do sistema prisional do Tocantins aqui.