Paulo Cristiano Luz Frade, pároco da Paróquia São João Batista em Palmas, afirma que as festas populares da Igreja Católica recebem grande adesão de todos os públicos e elas são provenientes do povo e para o povo. Ele explica que as festividades de João surgiram em uma região fria e é por isso que tem a fogueira. “A diversão está em torno da fé, através da união e da confraternização das pessoas”, disse Frade.

Ele pontua que, muitas vezes, o dado cultural e o religioso estão juntos e que o povo brasileiro tem a necessidade de festejar todos os acontecimentos.

Ele destacou que São João tem grande importância para a Igreja católica pois ele é o precursor da vida de Cristo. “Todos os santos juninos tiveram um papel fundamental para fortalecer as estruturas cristãs e é por isso que os festejamos e fazemos essas festas em gratidão pela sua jornada aqui na terra”, destacou o padre.

Frade disse que todo aniversário é importante pois representa o dom da vida e da história. “Para nós católicos, todas essas celebrações de São João giram em torno da estrutura de sua própria história, sua importância no contexto da tradição cristã, além da história de vida dele, que é ser o precursor, ser aquele que anuncia Jesus, aquele que provoca a conversão”. Frade acredita que em todas as festas os cristãos católicos tem sua fé renovada no anseio de São João Batista.

“Quando faço a celebração de um evento eu também quero participar dele. Também quero me inserir naquela realidade positiva, realidade também de conversão, amor e ternura. Por isso que o nosso povo faz das festas de São João uma aproximação profunda ao padroeiro, porque ele também é um patrono, aquele que ensina, adverte, cuida e que zela”, orienta o pároco.

Simplicidade

Um aspecto marcante de São João que as pessoas podem levar hoje em dia, segundo o padre Frade, é “diminuir para que Cristo cresça. Ele fez isso e dizia a Cristo ‘eu não sou nem digno de desatar as suas sandálias’, o que representa humildade e simplicidade para reconhecer que o Messias é o maior”, concluiu o padre.