O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, estará hoje em Palmas, a partir das 8 horas da manhã, onde visitará a Sala de Situação da Defesa Civil do Estado. Acompanhado da governadora em exercício Cláudia Lelis, o ministro será informado oficialmente sobre o registro no número de queimadas e incêndios que vêm destruindo propriedades privadas e áreas de proteção em vários municípios. O ministro também fará um sobrevoo nas áreas do município de Ponte Alta do Tocantins.

Na semana passada, Cláudia Lelis coordenou uma reunião para fortalecer as parcerias que compõem a força-tarefa de combate aos incêndios no Estado, inclusive com a participação do Exército Brasileiro e Ibama.

Cansaço

“Os bombeiros estão com a língua para fora de tanto correr para apagar incêndios e não dão conta, porque as pessoas continuam ateando fogo”. O desabado é do comandante do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório.

O coronel Yuri explicou que, apesar de todas as campanhas educativas que foram realizadas nos últimos anos, muitos continuam promovendo a queimada, mesmo sabendo que é proibido. Por isso, pretende acionar o Comitê de Prevenção a Incêndios para informar que, a partir de agora as notificações sejam repressivas e punitivas. “Os bombeiros apagaram um incêndio no centro de Palmas três vezes. Três vezes a mesma área. Ou seja, os bombeiros apagam e alguém ateia fogo novamente”, ilustrou.

O chefe da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Peterson Ornelas, explicou que o Tocantins está atualmente em quarto lugar no ranking dos estados que mais queimam, mas cair duas posições nesse ranking não é motivo para comemoração, uma vez que o Estado está tendo o pior mês de setembro dos últimos cinco anos. “E ainda temos todo o mês de outubro, que também tem um registro alto no número de queimadas”, lembrou o tenente-coronel.

Para se ter uma ideia, no ano passado foram registrados durante todo o mês de setembro, pelo Instituto de Pesquisa Espacial (Inpe) 3.247 foco de calor. Este ano, do dia 1° de setembro até ontem já haviam sido registrados 8.332 focos. Por enquanto, setembro de 2010 foi o pior mês, com 10.176 focos. O coronel Yuri informou que serão intensificadas ações de fiscalização e prevenção para evitar novos recordes negativos.

O comandante dos Bombeiros lembrou, ainda, que as queimadas se tornam um problema também de saúde pública, uma vez que torna o ar menos respirável danoso, especialmente para pessoas que têm problemas respiratórios, crianças e idosos.

Prefeitura

No início deste ano, o Corpo de Bombeiros treinou 604 brigadistas dos municípios tocantinenses que estão na rota das queimadas. Dos 59 municípios considerados polos regionais, apenas cinco (Colinas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Lajeado) contrataram os brigadistas formados pelo Corpo de Bombeiros e que estão aptos a agir em casos de queimadas e incêndios.

Carmolândia, que teve parte de sua área rural devastada no último fim de semana por causa de um incêndio que matou mais de mil cabeças de gado, não contratou nenhum. O Jornal do Tocantins

tentou contato com o prefeito Neurivan Rodrigues para ouvi-lo sobre o assunto, mas ele não atendeu as ligações.

segundo bombeiros, apenas cinco municípios contrataram brigadistas para ajudar no combate às queimadas