Há mais de 20 dias que os alunos que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão sem fazer provas teóricas. Já as provas práticas estão sendo agendadas e aplicadas manualmente.  Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), a situação é devido a inconsistências dos dados cadastrais dos profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). 

Conforme o Detran, anteriormente só existia uma base local, agora foi incluída uma base nacional para o cadastro dos profissionais, e por isso, houve problemas na hora de gerar e homologar os certificados dos cursos teóricos e práticos.  

Devido a essas a inconsistências as provas práticas, que também dependem do sistema, estão sendo agendadas e aplicadas manualmente, já as no caso das provas teóricas não é possível agendar manualmente, já que as provas são geradas individualmente para cada candidato pelo sistema

O Detran informou ainda que técnicos estão trabalhando para voltar o agendamento normal das aulas. Conforme o órgão, as inconsistências foram reduzidas a 10% dos profissionais. A expectativa é que o problema seja solucionado o quanto antes. “Os técnicos do Detran estão trabalhando no sistema, com celeridade, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível, ainda hoje”, diz nota do Detran.