Neste final de semana serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 3.070 candidatos no Tocantins, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Esta será a segunda aplicação das provas, que foram adiadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 405 locais em diferentes estados, devido às ocupações em escolas, universidades e institutos federais, que aconteceram em protesto à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos.

No Tocantins, estudantes ocuparam os câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) das cidades de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Tocantinópolis, e o câmpus de Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO).

A aplicação das provas será feita da mesma forma do primeiro exame. Os portões abrirão às 11 horas e fecham ao meio-dia, e as provas começam a ser aplicadas às 12h30 (horário do Tocantins). Amanhã, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Conforme o Inep, as provas serão diferentes das aplicadas em novembro, mas manterão um nível de dificuldade igual, o que garantirá a isonomia entre os candidatos.