Marcia Marra de Oliveira Santos, coordenadora do projeto Bombeiro Amigo do Peito afirma que o banco leite é um apoio para as mães que não podem ficar indo a cada duas horas alimentar seus filhos. “A maioria das mães atendidas no Dona Regina são carentes e até a locomoção delas ao hospital é difícil, então o leite doado é uma forma de tranquilizá-las quanto à alimentação dos bebês”, completa.

A responsável salienta que projeto foi essencial para a corporação porque, em sua visão, ressalta a credibilidade da instituição frente à sociedade. “Essa parceria existe em vários estados brasileiros, porém, o Tocantins é um dos pioneiros da iniciativa, que graças ao sucesso foi estendida em outros estados do país”, enfatiza. Atualmente dois bombeiros realizam o trabalho do projeto, que funciona de segunda a sábado. No entanto, caso alguma mãe deseje fazer a doação também no feriado basta comunicar o Banco de Leite. Juntos, os dois militares atendem em torno de 10 casas por dia. “Além das casas, nós estendemos nosso trabalho para a comunidade. Fazemos palestras em hospitais e postos de saúde para frisar sobre a importância geral da amamentação”, diz.

Um dos bombeiros que realizam esse trabalho é o sargento Paulo Daniel Alves Bezerra, que está há mais de um ano à frente do trabalho nas casas. Para ele, participar do projeto é uma motivação porque o objetivo final é ajudar quem precisa. O sargento destaca que hoje o projeto tem a doação de 227 mães, que estão distribuídas no perímetro urbano de Palmas, além dos distritos de Taquaruçu e Luzimangues. Alves destaca que a mãe que quiser doar o seu leite materno pode ligar no 0800-646-8283 ou também no número de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193.

Quem também acompanha o trabalho nas casas é a enfermeira Leila Pereira de Souza Nascimento. De acordo com ela, através das visitas que faz com muito amor é possível ver de perto um gesto que ela julga como nobre. “Às vezes vamos a uma casa e a mãe, de repente, tem tanto leite que doa até dois frascos. Isso é ouro, pois o leite materno é o principal alimento do bebê”, diz. Nesta semana o estoque tem em torno de 15 litros de leite para atender 41 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade Intermediária e Unidade Canguru do hospital.