Especialistas, estudantes e produtores se reuniram na noite de ontem para o primeiro encontro da 2ª edição do projeto Diálogos da Sustentabilidade. Com o tema Peixes - mais saudável para os humanos e o planeta. O diretor-geral do Grupo Jaime Câmara no Tocantins (GJC), Jean Teixeira, destacou a relevância da discussão proposta pelo GJC, por meio da rádio CBN Tocantins. “A piscicultura é um tema extremamente importante e relevante para um Estado riquíssimo em recursos naturais como o Tocantins. Temos capacidade de desenvolvimento muito grande e podemos produzir de forma racional, ordenada e sustentável. Pretendemos tirar daqui lições e propostas que possam se tornar realidade”, destacou Teixeira. A conversa foi mediada pela âncora e coordenadora de Jornalismo da CBN Tocantins, Valéria Kurovski. “Para a CBN é um honra poder trazer especialistas para tratar desse assunto com um público qualificado. A rádio é uma ponte para levar esse conhecimento a sociedade”, falou Valéria.

O engenheiro agrônomo e consultor técnico do projeto Ramis Tetu falou sobre a importância da matriz e como ela pode contribuir para a economia do Estado. “É por si só um eixo de desenvolvimento sustentável e se associa a outros eixos de desenvolvimento. A piscicultura é eficaz para gerar renda e emprego, além da causar menos impacto ambiental se bem trabalhada. O peixe é um indicador ambiental, sendo reforço conservacionista”, pontuou.

Para o doutor em Ecologia de Ambientes e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fernando Mayer Pelicice, o debate é necessário e pertinente neste momento. “A piscicultura chegou e as práticas e aspectos ambientais não estão sendo discutidos a contento. Eles precisam ser levados até a sociedade”, avaliou Pelicice.

O Tocantins tem a sua economia fortemente sustentada nos pequenos negócios, ou seja, 99,2 % são de até pequeno porte. Foi o que explicou o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann. “O Sebrae tem muito gosto em fazer parceria com o GJC e a CBN que tem essa pegada de tratar de assuntos relevantes para o desenvolvimento do Estado”, frisou.

As discussões foram gravadas pela equipe da CBN e serão transformadas em um programa que irá ao ar no dia 16. Os três próximos encontros estão programados para 2018.

Parceiros

A coordenadora-adjunta do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Josemara Santos, representou o reitor da instituição, Adriano Chiarani da Silva, no encontro. Já o coordenador acadêmico do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Porto Nacional, Thompson de Oliveira Turíbio, representou o diretor-geral da instituição, Cleber Decarli de Assis. O evento é patrocinado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), o Itpac, o Ceulp/Ulbra e tem o apoio do Sebrae e da Embrapa.