Presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) realizaram princípio de rebelião na prisão, com queima de colchões e roupas, na última sexta-feira. O motivo seria a insatisfação dos detentos após o recolhimento de roupas pessoais em uma revista. A informação é da Defensoria Pública que realizou ainda na sexta-feira uma visita aos presos após uma denúncia sobre o caso. 

Segundo a defensoria, os presos reclamaram do recolhimento das roupas e informaram que os agentes e policiais teriam retirado objetos que os familiares deles teriam levado para o presído. Entre os objetos estariam roupas, chinelos, sapatos, roupa de cama e caixinhas de som. 

Ainda conforme o órgão, os presos reclamaram de opressão por parte da Polícia Militar. Sgundo eles relataram a defesoria, os militares utilizariam bombas, sprays de pimenta, e agiam com muita violência. Os detentos ainda reclamaram com a defensoria sobre a falta de material para tratamentos e reparos de higiene bucal.  

Seciju

Em nota, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) assegurou que não houve princípio de rebelião. “Mas sim uma tentativa de motim – o que são situações distintas -, por alguns presos que estavam na área denominada de Seguro, mas foram contidos”, diz a nota. 

Ainda segundo a secretaria, as unidades prisionais têm rotinas e procedimentos que devem ser rigorosamente obedecidos e um deles é a padronização e a utilização de uniforme pelos detentos, devido a isso, as roupas trazidas pelos familiares foram retiradas e devolvidas as famílias. 

Além disso, segundo a nota, os policiais militares que auxiliaram na revista não realizaram nenhuma atitude violenta.  Por fim, a nota da Seciju, informa que desconhecia o fato dos presidiados estarem sem os materiais de higiene bucal e que resolverá o caso com a empresa responsável pelo serviço.