Há 32 anos, a fisioterapeuta Wilma de Paula Manduca realiza um trabalho de preparação física e teórica para gestantes. Um dos focos desse trabalho é a realização da atividade física com objetivo de manter a mulher saudável com ganho de peso adequado e sem dores.

Segundo a especialista, o sedentarismo durante a gestação pode levar a alguns desconfortos como dores na coluna, dificuldade respiratória e inchaços. “Além disso, é comprovado que mulheres que fazem atividade física adequada e regular na gestação tendem a ter um trabalho de parto mais rápido e menos doloroso”, comenta.

A fisioterapeuta ainda conta que com o passar do tempo, o projeto foi agregando outros profissionais como: obstetras, pediatras, nutricionista, psicóloga, educadora física, sexóloga, fisioterapeutas, obstétricas e doulas. “Na clínica recebemos gestantes ainda no primeiro trimestre de gravidez e a maioria vem por indicação de outras gestantes, outras por indicação de seus obstetras e até por referências da internet”, informa a profissional.

Ela explica também que o principal objetivo de seu trabalho é garantir informação às pacientes. “Nosso objetivo principal com esse trabalho amplo é promover o que chamamos escolha informada, incentivamos o parto natural, damos todas as informações através de palestras, rodas de conversas com vários profissionais, trocam de experiências entre as outras gestantes dos grupos, relatos de casais que veem contar como foi sua experiência de gravidez e também do parto”, narra, completando que “tendo como base tudo isso e sua própria pesquisa pessoal, a mulher escolhe que tipo de parto quer pra si e nós respeitamos, apoiamos e acompanhamos”, pontua.