Um flagrante da negociação de uma Área de Preservação Permanente (APP), às margens de um córrego em Gurupi, no Sul do Estado, levou a gerência de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo a fazer um alerta e intensificar as ações de desocupação de áreas irregulares, como pede uma ação do Ministério Público Estadual (MPE). As áreas de proteção de seis córregos da cidade foram invadidas.

Segundo o gerente de Meio Ambiente, Jandislau José Lui, no começo desta semana a prefeitura descobriu a negociação de uma APP no Setor Jardim Tocantins, às margens do Córrego Pouso do Meio. “As pessoas estão comprando terrenos nessas APPs e todas essas construções já existentes são irregulares”, alerta.

Ainda conforme Lui, a área negociada por cerca de R$ 30 mil era um terreno medindo 12x30 m, e que os 12 metros à frente eram parte do córrego.

Ele explicou que só na margem desse córrego já foram demolidas sete casas e existem outras 11 que serão desocupadas. Às margens do córrego Dois Irmãos existem mais duas residências, mas, segundo o gerente, o problema das invasões a áreas de proteção se estende ainda aos córregos Bananal, Água Limpa, Mutuca e Água Franca. “Estamos ofertando o Programa Minha Casa Minha Vida, e quem é contemplado tem que mudar.”