Em nome do atual prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho (MDB), de 59 anos, a Prefeitura Municipal informou em nota na noite da última quinta-feira, 10, que “jamais permitiu qualquer tipo de ato ilícito durante o seu mandato” e negou qualquer envolvimento com fraudes em licitações no município. De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que o vice-prefeito Leto Moura Leitão Filho (PR) teria mandado matar o o chefe do Executivo na última quarta-feira, 9, devido a uma insatisfação quanto à partilha da propina.

A Prefeitura ressaltou que o Aguiar Filho “repudia as palavras do vice-prefeito de que teria dinheiro a receber da prefeitura por supostas fraudes a licitação”. O órgão esclareceu que o gestor nunca permitiu a efetivação de qualquer pagamento a fornecedor sem processo licitatório devidamente formalizado nos moldes da legislação brasileira. “O prefeito é homem sério, honesto e que jamais teve qualquer compromisso de natureza ilícita com o vice-prefeito”, completou.

Entenda

A polícia afirmou, em coletiva na última quinta, que há três meses faz uma investigação relacionada a fraudes em licitações na cidade, o que colaborou para desvendar a tentativa de homicídio do prefeito. O motivo do crime seria a insatisfação do vice com a falta de repasses de verbas orçadas em R$ 800 mil do Executivo para Letim Leitão.

Segundo o delegado Diogo Fonseca, responsável pelo caso, o vice-prefeito negou todas as acusações em depoimento. "Leto afirma que não tem nenhuma rixa com o atual prefeito e que seria incapaz desse tipo de coisa, porém está mais do que provado que foi ele. Desde o inicio dos trabalhos já tínhamos essa linha de investigação em razão de alguns depoimentos de testemunhas e do trabalho de inteligência da polícia, a partir disso localizamos o executor e o agenciador, deixando clara a participação do mandante", pontuou Fonseca.

O vice-prefeito e dois homens, suspeitos de serem o agenciador e o executor, foram presos na quinta em Palmas. 

Prefeito

Elson foi baleado na cabeça com três tiros na tarde de quarta dentro da própria casa, escapou com vida e se recupera da tentativa de homicídio no Hospital Geral de Palmas (HGP).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o prefeito saiu da ala de emergência do hospital e está na internação. Nesta sexta-feira, 11, ele deve passar por uma cirurgia de reconstrução facial, uma vez que o seu maxilar foi atingido por uma das balas.