A praia de Porto Real, em Porto Nacional, a 52 km de Palmas, que havia sido interditada após ser atingida por um derramamento de esgoto foi liberada nesta quinta-feira, 11. A medida afetava também a ilha que fica no lago e os arredores do local. 

Conforme a portaria nº 2 da Secretaria Municipal de Planejamento, Regulação, Habitação e Meio Ambiente (Sephmact), foram realizadas, durante cinco dias, análises em três pontos do lago e os resultados foram satisfatórios. As análises ficam todas dentro dos padrões de balneabilidade. 

O local estava impróprio para banho desde a última quinta-feira, 4, um dia o fato do registro do lançamento de efluentes in natura, o esgoto, na área vindos da O Estação Elevatória de Esgoto da empresa BRK Ambiental. 

A Prefeitura Municipal interditou na sexta-feira, 5, a praia e arredores. Além disso, a BRK Ambiental foi multada em R$ 150 mil. 

Na data, em nota, empresa havia informado que a partir da identificação do extravasamento tomou as medidas imediatas, como o isolamento da área, a contenção do efluente com uso de caminhões limpa fossa, a limpeza do espaço afetado e a comunicação aos órgãos competentes. A empresa havia informado que faria a realização de análises em laboratório por ao menos cinco dias.