Um homem e uma mulher foram presos nesta quarta-feira, 21, suspeitos de trocarem máquinas de cartão de crédito em estabelecimentos comerciais de Palmas. De acordo com a Polícia Militar, que efetuou as prisões, os indivíduos aplicavam golpes no comércio substituindo as máquinas oficiais por outras adulteradas e, dessa forma, desviavam os valores pagos pelos clientes.

“A fraude era praticada no momento em que os criminosos se passavam por clientes e, quando iriam simular que estavam passando o cartão, efetuavam a troca das máquinas”, explicou a PM.

As prisões foram possíveis devido a uma denúncia feita por um empresário dono de um posto de combustível da Capital. Ele contou à PM que teve a máquina trocada indevidamente em dezembro do ano passado.

A PM chegou até os suspeitos através da denúncia, do depoimento de testemunhas e informações colhidas por câmeras de segurança. Inicialmente identificou-se o veículo usado pelos envolvidos e, com as informações, a PM conseguiu localizar os autores e efetuou a abordagem. Com eles a PM apreendeu uma máquina de cartão de crédito, dois aparelhos celulares e dois cartões de crédito.

Os indivíduos confessaram os crimes e disseram que existem mais máquinas adulteradas, as quais foram espalhadas em diversos comércios da Capital. Eles foram encaminhados à Delegacia onde foram autuados por estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

Diante da possibilidade de muitos outros estabelecimentos terem sido alvos da fraude, a Polícia Militar orienta que:

  • Os comerciantes façam a inspeção regularmente de suas máquinas;
  • Acompanhem os lançamentos nas contas bancárias;
  • Personalize as máquinas com adesivos;
  • Acionem a PM, via 190, caso notem alguma irregularidade.