O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Rossílio Souza Correa, com sua equipe, contou que prendeu Jaaziel Santana de Oliveira, 24 anos, suspeito de ser o mentor intelectual de vários crimes de receptações e clonagens de veículos.

Conforme o delegado, Oliveira estaria articulando furtos e roubos de veículos em Palmas. Depois, os automóveis eram vendidos por um preço mais barato no interior do Tocantins e em outros estados.

Correa explica que o grupo especializado neste tipo de crime funcionava da seguinte forma: Oliveira solicitava que pessoas ligadas a ele roubassem os veículos de luxo da Capital. Para esconder os carros, Oliveira, com a ajuda de outro comparsa locou um imóvel no Bairro Santa Fé 2, região Sul da cidade. Contudo, já com a posse dos veículos, escondia os carros no local em um período de 20 a 30 dias. Após isso, o automotor era clonado e depois revendido.

O delegado acrescenta que as placas eram compradas pelo suspeito na cidade de Imperatriz (MA) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falso era feito na cidade de Goiânia (GO). “Estimamos que oito caminhonetes foram clonadas por ele”. Segundo o delegado, os veículos eram vendidos por cerca de R$ 50 mil.

Correa afirma que um dos veículos roubados por Oliveira era um Golf. Ele foi subtraído no estádio Nilton Santos e revendido pelo suspeito na cidade de Dois Irmãos, região Central do Estado, por um valor de R$ 38 mil. O delegado destaca que o comprador disse que após transferir o dinheiro para a conta indicada por Oliveira, o suspeito ao invés de entregar o recibo do carro, desapareceu e nunca mais foi visto. Ainda segundo o titular, desde o final de 2017, a Delegacia de Furtos e Roubos desarticulou a associação criminosa responsável pela clonagem e recepção de caminhonetas de luxo na Capital. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito é investigado pelo mesmo crime em outros inquéritos.

Outros grupos