Ester Sofia de Oliveira Castro, um bebê de quatro meses, morreu na última terça-feira, no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), com suspeita de envenenamento. A família materna acusa o pai da criança, Jeferson da Mota Castro, 21 anos, de ter dado veneno para a criança por não suportar o choro da menina.

A mãe do bebê, uma adolescente de 17 anos, contou que o suspeito não aceitava a criança e que quando ela estava grávida teria pedido para ela abortar. “Quando Ester Sofia nasceu sempre ignorava, e na segunda-feira eu estava fazendo almoço e deixei-o cuidando da criança, quando ouvi o choro dela corri para ver o que era e ao chegar à sala já encontrei minha filha sufocada na rede”, contou.

A avó de Ester Sofia, Francélia Gomes de Brito, disse que levaram a criança imediatamente para o hospital de São Geraldo do Araguaia (PA), onde moram, mas, como estava muito mal, a criança foi transferida para o HMA. “Queremos justiça, minha neta sofreu muito, chegou a Araguaína sangrando pela boca. Encontramos uma seringa com veneno de carrapato”, relatou.

Segundo a avó, Castro chegou a ser preso pela Polícia Militar (PM) e encaminhado para a Polícia Civil (PC) do Pará. O delegado responsável pelo caso, Thiago Silva, informou que não havia provas suficientes que pudessem justificar a prisão de Castro. O delegado contou que prossegue com as investigações, ouvindo testemunhas, e que a mãe da criança também é considerada suspeita.

Um registro foi feito também na PC de Araguaína e a delegada Celina de Bonis acompanha o caso. A causa da morte só será confirmada após laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML), que deve ficar pronto em 30 dias.