As áreas rurais dos municípios da região Centro-Oeste do Tocantins vêm sofrendo com as intensas chuvas que caíram na região nos últimos quinze dias. Devido a situação a Prefeitura de Pium, a 181 km de Palmas, decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira, 14. Já a Prefeitura de Cristalândia, a 165 km de Palmas, deve decretar nos próximos dias. 

Conforme o prefeito de Pium, Valdemir Oliveira Barros (PSBD), a maior parte da zona rural da cidade está isolada já que estradas estão intransitáveis. Os quatro rios da região,Pium, Coco, Água Verde e Riozinho, transbordaram e encheram as 50 represas do município além da capacidade. 

“O que choveu os últimos dias foi mais do que podemos imaginar. São mais de 120 milímetros por dia” colocou. Segundo o prefeito são mais de 100 hectares de lavouras alagada, além disso,  devido a situação não está sendo possível buscar os alunos que moram na zona rural paras as aulas. 

“Publiquei o ato para sensibilizar os governos estadual e federal, nos como município não estamos conseguindo resolver o problema. Não temos os maquinários necessários para revitalizar as estradas”, declarou o prefeito. Além disso, o gestor pediu ajuda do governo do estado para fazer resgates em áreas isoladas.

Conforme Barros, o problema com as enchentes afeta somente a área rural, já que a  área urbana fica em cima de uma colina e não foi atingida. Apesar disso, alguns casarões antigos caíram, mas não houve feridos. “Como a cidade é no alto, os problemas são menores, nas cidade vizinhas, como Cristalândia, as zonas urbanas também não tiveram problemas, mas as zonas rurais vem sofrendo”, finalizou. 

Cristalandia 

“A chuva é muita, e a situação é complicada em toda a região, as estradas estão quase sem tráfego”, colocou o prefeito de  Cristalândia, Cleiton Cantuário Brito (PSBD). O gestor comentou que prepara o decreto para também para poder auxiliar os moradores da zona rural. 

“Muitos terão sérios prejuízos em suas plantações. O município precisa estar preparado para caso eles precisam de documentos que possam auxiliar quando houver necessidade de renegociações de dívidas, por exemplo”, afirma.