O Tocantins está com a cobertura de 93,43% da poliomielite e 92,83% do sarampo. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgados ontem, 92.537 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 91.955, na faixa etária maior de 1 ano e menor de 5 anos, contra o sarampo. A meta era vacinar 99.049 crianças contra as duas patologias. A segunda prorrogação da campanha nacional termina hoje.

Em Palmas, até o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), 15.175 doses contra a pólio foram aplicadas, o que equivale 87,23% da meta. Também nesta cidade, 14.684 crianças foram imunizadas contra o sarampo, levando a um percentual de 84,41% dos dados preconizados pelo governo federal.

A recomendação do Ministério da Saúde é que Estado e municípios atinjam pelo menos 95% do público-alvo. Conforme a SES, o último caso registrado de sarampo no Tocantins foi em 1999 e de pólio foi em 1989.

A enfermeira da Gerência Estadual de Imunização Greicy Revello comentou que o Estado está próximo de cumprir a meta, mas ainda faltam duas mil crianças para serem imunizadas e atingir o preconizado pelo governo federal. “No entanto, se formos contar todas as crianças que precisam da vacina são em torno 99 mil em cada grupo. Então esse número é preocupante. Gostaríamos de atingir 100% da meta, porque o sarampo está ocorrendo em alguns estados e se não vacinarmos as crianças, as chances de termos casos da doença no Tocantins são muito grandes”, alerta.

Greicy informa que a campanha termina oficialmente hoje, mas ela lembra que ainda dá tempo dos pais protegerem os menores. “Acredito que os responsáveis precisam dar mais importância para a criança, pois a vacina é a única forma de prevenir doenças graves. Para vacinar é simples, basta que os pais se dirijam até uma sala de vacina, nos postos de saúde dos municípios”, orienta.

Nacional

Já no restante do País, até a última segunda-feira, foram confirmados 1.673 casos de sarampo em todo o país e 7.812 estão sendo investigados. Os dados são do Ministério da Saúde, que foram levantados com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde espalhadas no País.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.326 casos e 7.738 em investigação; e em Roraima, o estado trabalha com o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação. Até o momento, no Brasil, foram confirmados oito óbitos por sarampo, sendo quatro óbitos em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois do município de Manaus e dois do município de Autazes).

Exemplo

O bombeiro militar Roger Meneses de Faria deixou para vacinar o filho Pedro Enzo de Paula Faria, de 4 anos, já no finalzinho da campanha. Mas para o militar o importante é não deixar de proteger à criança contra doenças, como estas, que podem até levar à morte.

“Na correria do dia a dia, acabei deixando para vacinar o meu filho de última hora, mas deu certo. Agora estamos mais tranquilos , porque mais uma vacina foi completada no cartão de vacinação do meu pequeno. É nossa responsabilidade, enquanto pais, garantir que eles tenham proteção e uma saúde de segura”, completa o pai.