Outubro Rosa é um movimento popular que acontece em vários países, mas que teve seu início nos Estados Unidos, em 1990, onde a Fundação Susan G. Komen for the Cure (www.komen.org) realizou a primeira Corrida pela Cura e, na ocasião, distribuiu laços rosas para os participantes. O laço rosa se tornou o símbolo oficial e internacional da luta.

As ações contra o câncer de mama, intensificadas durante o mês de outubro, visam conscientizar a sociedade sobre a importância de se prevenir da doença através do diagnóstico precoce. No Tocantins percebe-se vários prédios públicos e privados com iluminação rosa como uma ação de lembrete. O uso do laço rosa também é comum entre empresas. O JTo atualizou as redes sociais com o símbolo do movimento.

Aplicativo

No início deste mês, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, de São Paulo, lançou um aplicativo para smartphones destinado à conscientização, contendo orientações de como proceder o exame do toque em casa. O "Laço Rosa do Neo Mama" utuliza a silhueta de uma mulher mastectomizada, demonstrando que a mulher não perderá sua feminilidade com a retirada da mama. O aplicativo também permite tirar selfies, escolher um sentimento positivo, adicionar a marca do Outubro Rosa e compartilhar a imagem.

Liga Feminina

Neste mês a Liga Feminina de Combate ao Câncer do Tocantins intensificou as palestras de conscientização, além do Baile Rosa que comemorará os 15 anos da Liga no Estado, no dia 22 de outubro e Bazar com abertura prevista para dia 29 deste mês, na sede da ONG.