O Dia dos Pais deste ano vai ter um significado muito especial para o policial militar aposentado Jairo Costa Santos, de 31 anos. Após passar por um sério problema de saúde, ele vai comemorar pela primeira vez a data com a pequena Paula Monteiro, de quase seis meses. Santos relatou que depois da chegada da filha houve nova esperança de vida.

“É uma sensação inexplicável. Quero ter mais dois filhos”, disse. Casado com a estudante Danielly Monteiro, 28 anos, desde dezembro de 2014, Santos disse que ajuda em tudo a esposa nos cuidados com a filha pequena. “Faço comida, troco fralda e tudo o que for preciso”, contou o paizão.

Toda essa disposição de Jairo em ajudar nos cuidados com o bebê tem uma explicação: ele aproveita cada momento com a filha após passar por momentos difíceis. Em 2010, após sentir constantes falta de ar e cansaços, Jairo procurou um médico e, após muitos exames, recebeu a notícia que o obrigou a lutar todos os dias para permanecer vivo. Seus rins funcionavam de forma precária, com apenas 30% da capacidade. Ele foi diagnosticado com doença renal crônica. “Nunca tive medo. Sempre me mantive esperançoso”, falou.

Natural de Conceição do Tocantins, município a 294 km de Palmas, e morador da Capital há 16 anos, Jairo teve que se deslocar com a esposa para a cidade de Joinville (SC), em dezembro de 2014, para realização de tratamento necessário para aumentar suas chances de cura. “Desde o início os médios foram sinceros comigo. Era necessário um transplante para que eu ficasse bem”, conta. O problema parecia ter solução fácil, uma vez que um irmão dele se mostrou compatível com Jairo e estava disposto a doar um de seus rins para salvar a vida do irmão. Entretanto, os exames realizados antes do transplante mostraram que os rins do irmão de Jairo também tinham algum tipo de alteração que o impedia de ser doador.

Jairo passou, então, a viver na expectativa de ser chamado para fazer o transplante. A boa notícia veio na madrugada de 16 de março de 2015, quando o telefone dele tocou. Era a equipe da Pró-Rim informando que havia um órgão para ele. “Um homem que teve morte cerebral e a família autorizou a doação”, informou Jairo. O transplante aconteceu em algumas horas, no Hospital Municipal São José, dentro da mais completa normalidade. “Fiquei 20 dias internado e fazia avaliações constantes”, relatou.

Em abril de 2016 ele e sua esposa Danielly voltaram a morar em Palmas, onde reiniciaram a vida, inclusive com planos de começarem uma família. Hoje, dois anos depois, a vida do casal mudou completamente. A filha Paula vai completar 6 meses no dia 20 de agosto. Será o primeiro Dia dos Pais que Jairo e a esposa vão comemorar com a pequena nos braços. Para ele, uma espera indescritível. “Tudo graças ao milagre do transplante, que para mim significa vida em plenitude”, resume o papai, que não desgruda da filha.

Ele agora faz planos de voltar aos estudos. “Quero ser advogado. O Dia dos Pais deste ano vai ser inesquecível, o melhor de toda minha vida”, disse. Perguntado sobre o que significa para ele ser pai, Jairo nem pensa antes de responder: “para mim, é felicidade completa”.