O Movimento de mulheres que está ocupando parcialmente o hall de entrada da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), bem como a plenária da Casa de Leis Estaduais, não foi recebido por nenhum deputado estadual até o momento. O movimento na AL teve inicio na manhã desta quinta-feira, dia 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Vários coletivos estão presentes no ato, entre eles o Movimento Sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

De acordo com a assessoria do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçú (MiqCB), que também está presente no ato, o pessoal entrou no plenário para dialogar com os deputados e mostrar a luta e posicionamento contra a PL Nº 194/2017 de autoria do deputado José Bonifácio (PR), o qual incentiva a queima total do coco babaçú. "Isso é um absurdo porque destrói o modo de vida tradicional das quebradeiras e acaba com a cadeia produtiva do babaçú", Maria do Socorro Teixeira Lima, coordenadora regional do MiqCB. São mais de 60 produtos derivados do babaçu.

Confusão

Houve um início de tumulto quando parte das mulheres que estão no movimento tentaram ocupar a plenária. Um dos seguranças da casa chegou a dificultar o acesso delas ao Pleno da AL-TO. O segurança alegou que a área aberta para o público seria a galeria localizada na parte de cima do plenário.

Café da Manhã

A Casa de Leis ofereceu às servidoras do legislativo estadual um café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na manhã desta quinta-feira.