Atualizada às 12:h10

O número de professores grevista que aderiram a greve de fome aumentou de cinco para sete, são seis homens e uma mulher no movimento. “Eles querem que a gestão para com essa ação ofensiva. Reivindicam que o corte de ponto seja suspenso imediatamente”, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado do Tocantins (Sintet), Fernando Pereira. 

Conforme Pereira, a greve de fomes dos servidores começou às 18 horas desta quarta-feira, 20, e segue por tempo indeterminado. Além disso, em assembleia, a categoria reafirmou que mantém a greve e se mantém na Câmara de Vereadores. 

Em nota, a Prefeitura de Palmas reforçou que sempre esteve aberta ao diálogo e como previsto vem efetuando o pagamento do data-base e das progressões. E que se comprometeu a pagar até dezembro de 2017 e os retroativos até abril de 2018. “A gestão incluiu na folha de pagamento de agosto de 2017, além dos salários dos servidores municipais, o pagamento da data-base para 64% do funcionalismo municipal e a primeira parcela de progressões e titularidades para o quadro da Educação. Ao todo são R$ 41.287.291,54 liberados na folha de agosto e R$ 409.003,39 em folha complementar”, diz a nota. Entretanto não se posicionou com relação ao corte de ponto.    

Entenda

A Justiça deferiu parcialmente o pedido de reintegração de posse da Câmara Municipal ocupada desde o dia 13 de setembro por servidores da educação municipal de Palmas em greve. A decisão é de terça-feira, 19, diz que os grevistas não podem mais fazer bloqueio de entrada do prédio, armação de barracas, instalação de colchões, instrumentos musicais, caixas e alimentos estranhos. No entanto, podem permanecer no prédio desde que em condições que não caracterizem ocupação.

Ainda na terça feira, 19, a Prefeitura de Palmas está tomando algumas medidas inéditas com a contratação de novos professores para ocupar interinamente as vagas deixadas pelos titulares em greve e o corte de pontos dos grevistas. 

A greve teve início no último dia 5. Entre as reivindicações está o reajuste referente à data-base 2017, implantação de um plano de cargos e carreira para a categoria, eleições diretas para diretor de escola e pagamentos dos passivos gerados a partir de janeiro deste ano, quando a data-base deveria ter sido implantada.