As ações do projeto de extensão Nós Propomos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Secretaria Educação, Juventude e Esportes (Seduc) devem retornar nas próximas semanas com o lançamento do livro A extensão universitária como indutora a cidadania: a experiência do “Nós Propomos”, obra que traz a narrativa da implantação do Projeto no Tocantins, artigos científicos sobre resultados do projeto e relatos de estudantes. As informações são do João Aparecido Bazolli, coordenador do projeto.

Conforme Bazolli, o Nós Propomos procura estimular o exercício da cidadania, a participação nas decisões locais e o entendimento sobre a gestão democrática da cidade. De origem portuguesa, o projeto está em mais de 20 universidades brasileiras. O projeto ocorre no Tocantins desde 2016, a partir de um convênio com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot) da Universidade de Lisboa e envolve 320 pessoas, entre alunos e professores voluntários. Desse total, 180 são estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de Palmas e Araguaína. 

Segundo Bazolli, em 2017 foram apresentados 19 trabalhos temáticos sobre o Direito à Cidade desenvolvidos por estudantes de 10 escolas. “Trata-se de resultados de pesquisas desenvolvidas a partir da identificação de problemas urbanos, trabalho de campo com a comunidade e a apresentação de propostas viáveis para a resolução desses problemas”, explica Bazolli