Os motoristas do Tocantins poderão fazer uso em breve da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. A novidade já está em uso em Goiás e no Distrito Federal. Segundo o departamento tocantinense, a implementação da CNH digital já foi feita no sistema DetranNet, ou seja, o sistema já está apto para receber esse serviço. “O que falta ainda são apenas ajustes finais junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para definir o cronograma de funcionamento, por etapas”, informou o órgão ao JTo.

A CNH eletrônica substitui a impressa, com o  mesmo valor jurídico e  valerá para todo o território nacional.  O aplicativo para uso do documento digital  armazenará dados dentro de um sistema criptográfico de acesso às informações. 

Outra novidade que   está sendo verificada no Tocantins é  o pagamento de multas através de cartões de crédito e débito, forma já autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  Segundo o Detran, no Tocantins,  empresas interessadas devem ser credenciadas no Detran e, em seguida, o sistema DetranNet deverá ser integrado com o sistema das operadoras de cartões. “O órgão está fazendo um estudo sobre como funcionará esse serviço”, informou o Detran.