Um filhote de jaguatirica foi resgatado após ser encontrado por moradores em uma estrada vicinal na zona rural de Araguaína, Norte do Estado. O resgate foi realizado nesta quinta-feira, 25. 

De acordo com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), os moradores que levaram o filhote para a cidade e entregaram para a polícia. O animal levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para receber cuidados. 

Conforme capitão da BPMA, Messias Albernaz, o filhote agora passará por cuidados. “Como ele foi encontrado desgarrado da mãe, que possivelmente foi morta, o filhote deve ficar no Cetas até atingir a idade adulta e estar totalmente preparado por sobreviver sozinho”, coloca. 

Orientações 

O capitão lembra que sempre que um animal silvestre foi encontrado em uma situação de vulnerabilidade ou fora de seu habitat é importante acionar os órgãos responsáveis.

“Como no caso desse filhote, que não oferecia risco às pessoas e andava sozinho perdido, elas podem trazê-lo aos responsáveis”, afirma. Entretanto, Albernaz alerta a população a ser cuidadosa com o transporte para evitar outros problemas. 

Além disso, o capitão lembra que somente quando o animal não oferecer risco ele pode ser retirado do local. “Em um caso de uma onça grande ou uma cobra, por exemplo, a orientação é que chame imediatamente o órgão responsável”, relata.