Atleta de atividades ao ar livre, onde era frequentemente exposta à radiação solar, a esteticista Karla Cristina de Oliveira, 30 anos, conta que observou, há mais ou menos dois anos, uma mancha com pigmentação marrom claro no rosto. No momento que percebeu a alteração procurou ajuda médica e em poucos dias veio o diagnóstico: melasma.

“Eu praticava stand up e fazia caminhadas, geralmente quando o sol estava bastante quente e ainda não usava protetor corretamente. Acredito que essa falta de disciplina com a minha pele foi um fator determinante para o desenvolvimento do melasma no meu rosto”, comenta.

Karla relata que diante do problema, logo procurou ajuda médica e agora sua rotina mudou completamente. “Quando fui à médica ela receitou protetor solar a cada quatro horas, aplicou um produto injetável e fiz algumas sessões de laser. Depois disso fiquei sem macha, mas também me afastei das atividades expostas ao sol, uso chapéu e viseira com proteção solar, protetor solar, além dos medicamentos. Agora consigo conviver tranquilamente com ela, mas é uma doença que tenho que tratar pelo resto da vida”, diz.

Causas

Segundo a dermatologista Raquel Amastha, exposição ao sol de forma errada, alterações hormonais, gravidez ou envelhecimento podem ser algumas causas prováveis das manchas escuras e acastanhadas na pele, chamadas de melasma. E independente da causa, a doença, que aparece principalmente na pele de mulheres em idade fértil, não tem cura, no entanto, pode ser controlada com a ajuda de um especialista.

“Normalmente o melasma aparece em mulheres, mas também pode se manifestar em homens. O melasma é considerado uma doença de pele, que geralmente aparece na época da gravidez por questões hormonal, mas pode se manifestar em qualquer época. Essa mancha como se trata de doença de pele e não estética tem que ser tratada com um dermatologista”, explica.

Raquel menciona que o tratamento para controlar o melasma é variado e depende de cada paciente. “O melasma é o diabetes da pele e o sol é o açúcar, ou seja, enquanto tomar sol o melasma estará reativando, porém com cuidados é possível amenizar a macha de 80% a 100%”, garante.