De acordo com o neurologista Marcelo Cabral, que atende em um hospital particular em Palmas, não faltam motivos que podem desencadear a temida enxaqueca. Entre eles se destacam o estresse, a obesidade, o sono inadequado, os cheiros fortes e, principalmente, a alimentação inadequada.

Porém, ele explica que o problema, que é uma cefaleia primária, não tem uma causa específica, e se enquadra em dos tipos de dores de cabeça. “Ela é ocasionada pelos gatilhos, ou seja, algo que vai ocasionar a dor. Nem todos têm os mesmos gatilhos, às vezes que o faz mal para um não é o mesmo motivo do outro. A alimentação um dos principais e nisso engloba café, chocolates, queijos e até melancia”, menciona.

Ele explica que a dor de cabeça é uma das principais causas de afastamento do trabalho, ela também é responsável por pelo menos 25% dos atendimentos em seu consultório. Para driblar o mal é importante, conforme o especialista, que o paciente tenha uma boa rotina de alimentação e também mantenha uma vida equilibrada com os exercícios físicos e a paz de espírito.

Sem cura

O médico ressalta que a doença não tem cura, mas tem tratamento, a qual pode ser controlada com bons hábitos de vida. “As dores a gente faz o tratamento com a medicação, mas para isso é necessário ter um acompanhamento médico e além do mais evitar estresse e se alimentar sempre nos mesmos horários. Perder uma noite de sono também pode ser fatal”, completa.

Ele ainda informa que a dor pode vir com náuseas, vômitos, tonturas, vertigens e fotofobia.

Ajuda profissional

O médico lembra que um dos erros mais comuns dos pacientes que sofrem com a enxaqueca, é a automedicação. O uso excessivo de analgésicos, segundo ele, provoca aumento da dor e pode agravar a situação. Diante disso, o especialista volta a falar que ao sentir uma dor estranha, o primeiro passo do tratamento é procurar imediatamente um neurologista para uma avaliação seguida da indicação do medicamento adequado para cada caso.

“Se sentiu uma dor de cabeça que não passa, o ideal é procurar um neurologista e descobrir qual a causa da dor, porque nem toda dor de cabeça é uma enxaqueca, às vezes, pode ser sinal de outra doença. Então o correto é o diagnóstico profissional”, orienta.