Das 92 vagas do Programa Mais Médicos para o Tocantins, 89 médicos se inscreveram para trabalhar nos municípios do Estado. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Ses), até a manhã desta quarta-feira, 19, 57 dos inscritos já se apresentaram ao município escolhido e começaram a trabalhar.

Vários municípios já estavam com déficit de médicos, tendo em vista que dos 141 profissionais que atuavam em 73 cidades do Tocantins, 101 eram cubanos e todos deixaram os o país até o último dia 15 de dezembro.

A Ses disse ainda que dentre os 57 profissionais que já estão trabalhando, quatro foram encaminhados para atender a Saúde Indígena do Estado, que conta com 10 polos indígenas.

Os municípios para os quais os profissionais foram enviados ainda não foram informados pela Ses, nem como ficará sobre as cidades que ainda há falta de médicos.

Vagas

Ainda segundo o Governo Estadual, o Ministério da Saúde liberou 92 vagas para o Tocantins, no período de 23 de novembro a 14 de dezembro deste ano. Porém, no edital do Ministério da Saúde (MS), divulgado no mês passado, constam 99 vagas para o Tocantins. Os selecionados no edital aberto se apresentaram aos municípios para serem validados.

Conforme a Secretaria, as vagas remanescentes devem ser novamente ofertadas em novo edital do MS que estará disponível nos próximos dias.

Programa

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais em todo Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 distritos indígenas, e oferece assistência para mais de 63 milhões de brasileiros. No mês passado, o governo Federal abriu inscrições para o programa. Foram ofertadas 8.517 vagas para atuarem em quase três mil municípios e distritos indígenas. O salário é de R$ 11.800,00.