Mais de 30% de inscritos não compareceram a ao segundo dia de provas do Enem no Tocantins, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, o número de faltosos no Estado superou a margem de 16.300 pessoas, representando 30,7% dos 54.390 candidatos inscritos no Exame pelo Tocantins.

De acordo com o Inep, o número de presentes na prova pelo Tocantins é menor que a média nacional, chegando a 69,3%. Isso significa que em todo o Estado, aproximadamente 38 mil pessoas fizeram a segunda prova. No Brasil, a média de presença foi de 70,8% dos candidatos no último domingo. No primeiro dia de provas, em 4 de novembro, os presentes chegaram a 75,1% dos inscritos, número que representou 4.139.319 estudantes.

Ainda assim, esse é o menor número de ausentes registrado no Enem desde o ano de 2009, sendo que o percentual nacional deste ano é de 24,9% de faltantes.

Em uma faculdade particular de Porto Nacional, os candidatos tiveram que ser liberados após uma queda de energia, no primeiro dia de provas. Em nota, o Inep disse que “não haverá prejuízo aos participantes e a prova será reaplicada nos dias 11 de dezembro”.

Gabaritos

Os participantes responderam, neste domingo, às questões de matemática e ciências da natureza. Foram cinco horas para resolver 90 questões. As provas foram aplicadas em 10.718 locais, distribuídos em 1.725 municípios. São cerca de 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem. 

O gabarito oficial será divulgado em 14 de novembro, juntamente com os cadernos de questões. Já o resultado deverá ser divulgado até o dia 18 de janeiro de 2019.

A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).