Em seu primeiro dia na Apae, o pequeno João Miguel, de três anos, busca reduzir os sintomas do autismo nas aulas de hidroterapia e melhorar a coordenação motora.

A mãe, Vicca Teles de 21 anos, fala em avanços no desenvolvimento do filho logo na primeira aula e na alegria de receber o atendimento gratuito. “A expectativa é melhorar a parte motora do meu filho, principalmente no aspecto social, pois como autista ele não consegue ter muito contato visual e com os colaboradores ele está conseguindo avançar nesse sentido, apesar de ser a primeira vez dele aqui”, ressalta a mãe, enfatizando que a criança já perdeu um pouco o medo da água, mesmo sendo a primeira vez que ele vem ao local, “É um grande passo”, comemora Vicca.

Já o estudante de fisioterapia que atendeu João Miguel, Emerson Moura Ribeiro avaliou que o primeiro contato com o menino foi um pouco difícil. “Com a ajuda da mãe e de outras pessoas próximas dele, conseguimos desenvolver um bom trabalho. Começamos a desenvolver a interação social dele e trabalhamos a quebra de alguns padrões, pois a criança autista tem muita dificuldade de se comunicar. Essa brincadeira na água ajuda muito a criança a se desenvolver e perder o medo da água que nós chamamos de hidrofobia. Ele reagiu bem e os resultados certamente virão”, avalia.

Rayane

Quem também comemora os avanços da filha é Juliany Maria dos Anjos, que afirma já vê transformação na vida de Rayane Vitória, de 3 anos, após os primeiros atendimentos. Ela conta que as mudanças foram bastante significativas. “Ela chegou aqui em novembro passado e já mudou praticamente cem por cento. Apesar de ainda não andar, em casa ela já consegue revirar o quarto todo. Estou muito otimista com os resultados depois que ela começou os tratamentos aqui”, diz a mãe.