A presidente da Comissão de Investigação Processante da Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, Geianny de Souza Sá (PRB), afirma ao JTo que os trabalhos da comissão que investiga a contratação de escritórios de advocacia pelo prefeito Nelsinho Moreira (PRTB) seguirão normalmente, mas só enviará o caso para julgamento após nova decisão da Justiça sobre o caso.

Uma decisão do juiz da 1ª Vara Cível de Cristalândia Wellington Magalhães, de segunda-feira, 7, determina que a presidência da Câmara e a presidente da comissão, Geianny Sá, não julguem o processo até que o Judiciário chegue a uma decisão sobre um pedido liminar, em um mandado de segurança impetrado pelo prefeito, para derrubar a investigação parlamentar. 

Segundo Geianny, como a "tão somente posterga o julgamento da denúncia" até nova decisão sobre o pedido de liminar o caso tramitará normalmente. "O processo prosseguirá normalmente, estando hoje na fase de alegações finais pelo processado, sendo que, escoado o prazo para apresentação das referidas alegações os autos serão conclusos à Comissão de Investigação Processante para análise da defesa e provas documentais, testemunhais e pericial produzidas nos autos emitindo ao final parecer conclusivo pela procedência ou improcedência da denúncia", explica.

Ela se defende das alegações do prefeito e afirma que a comissão "atua de forma inteiramente imparcial e dentro da mais estrita legalidade". Segundo ela, os vereadores velam pelo interesse da população do município. "[A população] possui o direito em ver o integral desenrolar das acusações realizadas em desfavor do Gestor Municipal, haja vista que a situação que atualmente se instaura em decorrência das denúncias realizadas causa total insegurança ao futuro do município", prossegue.

A presidente observa ainda que o julgamento das denúncias pela Câmara Municipal pode não resultar em condenação do prefeito. "Ao contrário, obedecidos os princípios do contraditório e ampla defesa o sr. Prefeito terá o direito em levar à população suas justificativas acerca das denúncias apresentadas, sendo portanto também de seu interesse o desfecho do processo de investigação", afirma, em outro trecho da nota.

"Por fim, esta Comissão adotará todas as medidas necessárias ao regular e legal processamento da denúncia com posterior encaminhamento dos autos para análise em plenário, conforme determina a legislação federal", conclui.