Os interessados em disputar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior, pelo processo seletivo via Sistema Unificado de Seleção (Sisu), devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que começa no próximo dia 11 e segue até o dia 14. Ao todo, são 2.389 vagas disponíveis em três instituições do Estado, sendo 1.775 pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 470 pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e 144 pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), podem se inscrever os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015) e receberam nota acima e zero na redação. O MEC deve divulgar no próximo dia 8 as notas do Enem. Com as notas recebidas via Sistema deverá acessar o site do Sisu e conferir as vagas ofertadas em todo território nacional por instituição de ensino superior.

O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Ao todo, 7,7 milhões de brasileiros se inscreveram na prova este ano. E nessa primeira edição de 2016, o Sisu vai ofertar 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior do País.  O processo seletivo será feito pela internet, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Neste mesmo endereço eletrônico, o interessado também pode acessar todas as regras e o cronograma do Sisu 2016.

UFT

Na UFT, as 1.775 oportunidades são distribuídas entre 47 turmas de cursos oferecidos pela instituição em seus sete câmpus - Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

IFTO

Já no IFTO, as 470 vagas são distribuídas em 24 turmas de cursos, nos câmpus de Palmas, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Porto Nacional. Na Unitins, as 114 vagas são para.

Unitins

Na Unitins são 144 vagas, distribuídas em 12 turmas de cursos, nos câmpus de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.