Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 06, uma decisão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para suspender, por tempo indeterminado, a Resolução nº 716, de 30 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornaria obrigatória a Inspeção Técnica Veicular (ITV) para renovação do licenciamento anual.

A resolução obrigava os condutores a submeter seus veículos às ITV’s, com validade de dois anos, como parte do processo de renovação do licenciamento e obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Conforme o Ministério das cidades, as inspeções teriam início previsto para 1º de julho, data limite para os departamentos de trânsito estaduais (Detran’s) enviarem ao Denatran o cronograma necessário para realização dos procedimentos.

De acordo com o diretor do Denatran, Maurício Alves, a definição dos requisitos para elaboração do cronograma é um dos motivos que dificulta a implementação da resolução.  O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, ressaltou que a Pasta está atenta às necessidades da sociedade. “Os condutores do país podem ter a certeza que estamos, cada vez mais, atentos às necessidades da frota brasileira, pensando e executando as melhores decisões para tornar o trânsito um lugar mais seguro, harmonioso e eficaz para todos os brasileiros”.