Hoje, a partir das 14 horas, acontece no Capim Dourado Shopping, em Palmas, a 4ª edição da Hora do Mamaço. O tema deste ano é Amamentação: bom para o bebê, bom para a mãe e bom para o planeta. O evento será promovido pelo Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina e Núcleo Gestar Feliz, da Fisiopalmas.

A intenção é divulgar o aleitamento materno e promover o entendimento por parte da sociedade sobre a importância da amamentação não só para o bebê, mas também para a mãe e o planeta.

O banco de leite faz uma média anual de 10 mil atendimentos em grupo, 30 mil atendimentos individuais, mais de 3.300 visitas domiciliares e tem 100 doadoras mensais que ajudam a atender cerca de 1.100 bebês.

Movimento

Deflagrado por mulheres em 2012, a partir de uma situação em que uma mulher foi abordada sob a alegação de que ela não poderia amamentar o filho em local público, a Hora do Mamaço busca reunir o maior número possível de mulheres para que, em um local público, amamentem seus bebês ao mesmo tempo e assim chamem atenção da população para a necessidade do apoio à amamentação.

O evento faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016, que traz um tema amplo, vindo de encontro à atual situação do mundo: a necessidade do desenvolvimento sustentável. A abordagem leva em consideração o fato da amamentação reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais, ao mesmo tempo em que promove a vida e a saúde.