Não tem nem uma semana que o Governo do Tocantins anunciou o lançamento do Integra SUS e as reclamações de falta de medicamentos, alimentação e roupas cirúrgicas continuam. Familiares de pacientes procuraram o Jornal do Tocantins no final da tarde desta quinta-feira, 23, para relatar problemas que persistem no Hospital Geral de Palmas (HGP).

De acordo com a esposa de um paciente, que não desejam ser identificados, a cirurgia de hérnia de disco do seu marido foi cancelada três vezes. A justificativa dada pelo hospital da última vez é que não havia rouparia cirúrgica limpa. “Ele ficou de jejum das 22h da segunda até 16h desta terça aguardando a cirurgia. De seis remédios que ele toma, quatro nós estamos custeando porque não tem no HGP. Outro dia a comida veio só arroz, farinha e macarrão e no café da manhã eles só servem pão, sem café ou suco”, desabafa a esposa.

Internada há cinco meses no HGP, Elzeni Alves Miranda, de 42 anos, informou que sua cirurgia já foi cancelada 10 vezes. “Eles alegam falta de material, de instrumentalista...”, enumera Elzeni. Dos medicamentos que ela toma, só um está sendo fornecido no hospital. “Tive que comprar o Puran T4, Metionina, Omeprazol, Prednisona e o Ciprocidrato, que tenho que tomar pro colesterol a noite. Não é barato e eu nunca tomei ele aqui. Os que tomei, foi o que eu comprei”, enumera a paciente.

A esposa do paciente aguardando cirurgia há 30 dias relatou ainda que buscou a coordenação do Hospital para reclamar, mas eles teriam orientado busca a imprensa. “Fomos na coordenação e um médico falou para procurarmos a imprensa, já que não poderiam fazer nada”, disse e completou: “Ele falou que o governo está indo pra mídia falar que inaugurou um monte de coisa, mas aqui dentro está um caos e vai piorar”.

Outra situação destacada pela mulher, foi a de um senhor que está no mesmo quarto que seu marido. De acordo com ela, o idoso que sofre com um tumor na cabeça está ligado a aparelhos e inclusive se alimenta apenas por sonda. “Ele ficou de ontem, das 15h, até hoje às 10h, com medicação forte e sem alimentação porque não tinha um frasco que acondiciona a alimentação da sonda”, afirma.

Sesau

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que o HGP está abastecido com 80% de materiais e medicamentos e que na manhã de hoje a unidade recebeu milhares de frascos para sonda.

A pasta informou, ainda, que “pacientes internados estão recebendo alimentação diversificada e balanceada, respeitando os critérios nutricionais. Nesta quinta-feira, 23, a refeição servida no hospital inclui arroz, feijão, frango, salada, purê de batata, banana e suco”.

Sobre a falta de rouparia cirúrgica, eles informaram que “o hospital confeccionou dezenas de peças de enxoval para serem usadas no centro cirúrgico, mas que a unidade recebe grande demanda de pacientes”.