Essenciais para o combate de diversas doenças, as vacinas, ou imunobiológicos, ajudaram a reduzir de forma expressiva diversas doenças na história da medicina. Algumas dessas doenças foram até erradicadas. Hoje, as vacinas são consideradas pelo Ministério da Saúde o melhor tratamento em custo-benefício para a saúde pública.

O Ministério da Saúde explica que as vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos microrganismos causadores das doenças (bactérias ou vírus), modificados laboratorialmente, de forma que não venham provocar doenças. Quando aplicada no corpo humano, estimulam no organismo a produzir anticorpos contra essas bactérias ou vírus quando a pessoa entra em contato com eles. Vale destacar que elas podem causar febre, dor em torno do local, além de dores musculares, mas não causam risco ao paciente.

As vacinas surgiram ainda no século XVIII quando o médico britânico Edward Jenner descobriu uma vacina contra a varíola, a primeira que foi registrada. O médico aplicou a secreção de alguém doente em uma pessoa saudável e percebeu que a pessoa se tornou imune à patologia. Mais tarde, Jenner desenvolveu uma vacina a partir da varíola que acometia as vacas, após perceber que quem ordenhava gado adquiriam imunidade à varíola humana. Por isso, a palavra vacina vem do latim, que significa “de vaca”. Em consequência disso, todo imunobiológico passou a se chamar vacina. As informações são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No Brasil, as vacinas estão presentes há dois séculos. Conforme o Ministério da Saúde, esse meio de proteção de doenças inovador foi introduzido no País no ano de 1804 e, desde então, tem sido a maneira mais eficaz de prevenir doenças. O Ministério da Saúde considera que o País tem evoluído nos últimos anos nessa área, especialmente com a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda 1973, ação que garantiu o acesso integral da população às vacinas.

Erradicação

Através da vacinação, a varíola foi erradicada e não há casos registrados desde 1970. A doença foi considerada uma das mais fortes do mundo e causava manchas no corpo inteiro e bolhas que desfiguravam o paciente. As informações são do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.

Já a poliomielite, causadora da paralisia infantil, foi erradicada em 1990 também por meio de vacinação. No Brasil não há casos de rubéola desde 2009, devido à vacinação. Ela transmitia manchas vermelhas e dores no corpo e causava má formação fetal.

O sarampo foi erradicado do País desde 2000 por causa das campanhas de vacinação e, devido a isso, o Brasil é considerado modelo para a erradicação mundial da doença. Transmitido pela respiração, o sarampo causava febre, constipação nasal, irritação nos olhos e manchas vermelhas na pele, ocasionando complicações como pneumonia, convulsões e a morte.

Prevenção

Atualmente, o calendário de vacinas definido pelo PNI prevê a aplicação de imunobiológicos que previnem 17 doenças, sendo elas: tuberculose, hepatite A, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, infecções por haemophilus tipo B, paralisia infantil, diarreias graves, pneumonia, meningite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e gripes, responsáveis por imunizar de recém-nascidos a idosos. Todos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).