A Creche Municipal Senador João Ribeiro, localizada no município de Talismã, região sul do Tocantins, pegou fogo na manhã desta quarta-feira, 16. De acordo com a Defesa Civil, o incêndio ocorreu após um servidor municipal tentar queimar teias de aranha, momento que o fogo se espalhou atingindo os móveis do lugar.

De acordo com a diretora da creche, Generosa Gomes da Silva, os servidores do local estiveram reunidos pela manhã para realização da limpeza para inicio das atividades. Diante da necessidade de uma pessoa para prestação do serviço, a diretoria da unidade recorreu à Secretaria Municipal de Infraestrutura para envio de um servidor. Nesse momento um voluntário se prontificou a executar a limpeza com um lança-chamas a gás.

Contudo, quando ele terminou o trabalho na sala, passou para o segundo cômodo e, em poucos minutos, uma servidora observou uma fumaça densa saindo do local. Segundo ela, nesse momento um grupo de servidores iniciou o combate com uso de balde com água. Ela conta que a ação durou em torno de 15 minutos e ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com Generosa, após o susto, a Policia Militar foi acionada e em poucos minutos já estava na creche para atender à ocorrência. “A Defesa Civil foi prestar apoio e ao chegar as chamas já havia sido contidas. A Secretaria da Educação foi orientada a fazer o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, desligar a chave geral e isolar a área até a chegada da polícia científica”, relata.

A diretora também ressalta que o incêndio se iniciou por volta das 10 horas e destruiu móveis, um quadro branco e outros bens da creche. “A Defesa Civil trabalhou no isolamento do local e se comprometeu a acompanhar o trabalho pericial”, acrescenta.

A responsável garante que o incidente não vai atrapalhar o andamento das aulas, que terão início no dia 4 de fevereiro.  

A unidade possui em torno de 80 crianças, de 3 a 5 anos, matriculadas na Educação Infantil.