Moradores do Distrito de Taquaruçu estão preocupados com o fogo que está consumindo a vegetação da Serra do Carmo, nas proximidades da Capital. Desde o último dia 11, uma equipe de brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Defesa Civil do Município estão no local para controlar o fogo.

 

Segundo o músico Diego Brito, morador de Taquaruçu, hoje pela manhã o fogo avançou e já estava próximo à Aldeia Taboca Grande. “O distrito está coberto de fumaça e muitas fuligens espalhadas. Os moradores estão preocupados. O fogo aqui é um perigo, pois há muitas árvores e fiação perto da serra”, disse.

 

Focos

“Temos equipe no local todos os dias. Estamos monitorando e combatendo todos os focos de incêndio da serra. Já debelamos o foco perto da Taboca Grande e localizamos outros dois focos próximos a Taquaruçu Grande”, disse o superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales.

 

O superintendente ainda informou que a população pode acionar a Defesa Civil Municipal através do 190 com informações que possam ajudar na identificação de áreas em chamas. “Estamos monitorando permanentemente toda a região de domingo a domingo e atuando no combate ao fogo”, acrescentou.

 

O comandante e major do 1º Batalhão de Bombeiros, Geraldo da Conceição Primo, destacou que a ajuda da comunidade é essencial para o combate aos focos de incêndio. “Estamos trabalhando em equipe integrada, só que foco de incêndio tem surgido a cada momento. Por isso estamos nos desdobrando para combater os focos e pedimos a colaboração da população, pois uma só pessoa consegue provocar incêndio para mil homens combater, e então fica impossível o combate”, alertou.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 48 horas, 149 focos de calor foram identificados via satélite em todo o Tocantins.  (Atualizada às 17h42)